HONREM A CAMISOLA!

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Venha a Taça Uefa

O Sporting perdeu em Manchester a possibilidade de continuar na Liga dos Campeões, mas assegurou a presença na Taça UEFA, mercê do triunfo da Roma em Kiev. Os «leões» jogavam em Inglaterra uma cartada decisiva na Champions e estiveram à beira de conseguir um bom resultado no teatro dos sonhos. Abel ainda deu esperança ao Sporting, Tevez igualou, sendo, de novo, Cristiano Ronaldo, o carrasco dos «leões», com um golo de livre directo, no período de descontos.

Em Old Trafford, para além das alterações esperadas na equipa «leonina», com Rui Patrício na baliza, e Marian Had, no lado esquerdo da defesa, Paulo Bento apostou em Purovic para o ataque, juntando-se a Liedson. No entanto, acabou por ser o losango do meio campo a ganhar, na primeira parte, a batalha zonal de Manchester. Apesar de ter assegurada a passagem à próxima fase da Champions, Alex Ferguson colocou Cristiano Ronaldo, Nani e Anderson no onze. Porém, a atitude mais contemplativa do que ofensiva dos ingleses, à excepção das arrancadas de Ronaldo a espaços, e a inferioridade numérica no meio campo (Carrick, Fletcher e Anderson versus Veloso, Izmailov, Moutinho e Romagnoli) permitiu ao Sporting controlar o ritmo e a intensidade de jogo.

A equipa seguiu os concelhos do técnico e jogou de forma descomplexada, aproveitando para se superiorizar na circulação da bola. Saha ainda teve uma boa chance para materializar em golo, após toque mágico de Ronaldo mas, ao minuto 21, um remate cruzado de Abel, no flanco direito, surpreendeu Kuszczak, e o Sporting adiantou-se no marcador. Um golo que enervou os ingleses e serviu de tónico moralizador para a equipa «leonina». Antes do intervalo, o árbitro dinamarquês Bo Larsen anulou um golo a Liedson por pretenso fora-de-jogo, mas a posição do levezinho levantou muitas dúvidas. Para a segunda parte, Alex Ferguson alterou o figurino (Tevez e Ryan Giggs por Nani e Fletcher) e os britânicos entraram em força, encostando o Sporting à sua retaguarda.

Porém, quando os «leões» já tinham conseguido sair da pressão alta dos ingleses, um desvio subtil de Tevez, garantiu, com alguma felicidade, o golo do empate do Manchester. Mesmo assim, o Sporting não perdeu a concentração e Rui Patrício revelava-se decisivo, negando o segundo golo ao Manchester em diversas ocasiões. Quando já ninguém esperava, Ronaldo, na transformação de um livre directo, penalizou injustamente o Sporting com nova derrota na Champions.

Ficha de Jogo:
Liga dos Campeões – 5ª jornada
Estádio Old Trafford, em Manchester
Ao intervalo: 0-1
Árbitro: Claus Bo Larsen (Dinamarca)
Árbitros assistentes: Bill René Hansen e Henrik Sonderby.
4.º Árbitro: Nicolai Vollquartz
MANCHESTER UNITED: Kuszczak, OShea, Ferdinand, Vidic, Evra, Carrick, Fletcher (Giggs, 45 m), Cristiano Ronaldo, Anderson, Nani (Tevez, 45 m) e Saha (Hargreaves, 79 m).
Treinador: Alex Ferguson.
Suplentes não utilizados: Van der Sar, Wes Borwn, Piqué e Simpson.
Disciplina: Cartão amarelo para Cristiano Ronaldo (81 m) e Evra (83 m)
Golos: Tévez (61 m) e Cristiano Ronaldo (90+2 m).
SPORTING: Rui Patrício, Abel, Tonel, Polga, Had, Miguel Veloso, João Moutinho, Romagnoli (Vukcevic, 68 m), Izmailov (Pereirinha, 82 m), Purovic (Farnerud, 82 m) e Liedson.
Treinador: Paulo Bento.
Suplentes não utilizados: Tiago, Gladstone, Adrien Silva e Páez.
Disciplina: Cartão amarelo para Had (48 m) e Polga (88 m).
Golo: Abel (21 m).

www.sporting.pt

Sem comentários: