HONREM A CAMISOLA!

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Escola Academia Sporting da Póvoa de Santa Iria

São quase 20 horas e, na Escola Academia Sporting da Póvoa de Santa Iria, o treino está prestes a acabar. Por detrás de um vidro isolante, os "pais babados" assistem enquanto, nos três campos sintéticos de futebol de cinco, os seus pequenos evoluem em exercícios com bola ou pequenas partidas entre si. Também há quem se distraia, e para isso lá está o treinador, que repõe a ordem. No entanto, esta figura meio autoritária, meio paternal nunca impede que os miúdos se divirtam, e até incentiva a brincadeira, aplicando "castigos" a quem sofra golos ou aplaudindo as boas jogadas.

As crianças passam, rematam, marcam, e - numa enternecedora imitação dos seus ídolos mais "crescidos" - celebram a preceito, com abraços aos colegas e gestos típicos de "goleador". Um miúdo dos seus sete ou oito anos, após concluir uma boa jogada, puxa os braços para junto do corpo e faz uma careta, num arremedo perfeito da celebração de Cristiano Ronaldo. Outro, ao falhar uma defesa, prostra-se e esmurra o chão, num gesto que muitas vezes vemos de um guarda-redes após falhas deste tipo. E a isto tudo os pais assistem com um sorriso nos lábios.

No fundo, estas crianças estão a viver um sonho, uma fantasia típica da sua idade e que é permitida, sem ser encorajada, pelo staff técnico da escola. Conforme Pedro Silva, coordenador, explica à Academia de Talentos, a função dos treinadores "passa também por regular um pouquinho os sonhos, no sentido de os permitir". "Acho que o sonho também é necessário, na medida em que os obriga a superarem-se e a tentarem melhorar todos os dias. É lógico que existe alguma regulação e alguma atenção àquilo que são os objectivos individuais de cada um, tem que se adequar àquilo que é a realidade, o presente. Mas creio que não lhes faz mal sonhar que um dia podem lá chegar, porque podem", acrescenta o responsável. E, ao longo do seu primeiro ano de existência, esta escola tem feito os possíveis para possibilitar às crianças a realização desses sonhos.

Escola Academia Sporting Póvoa de Santa Iria


Primeiro ano positivo

A Escola Academia Sporting da Póvoa de Santa Iria surgiu em Outubro de 2007, por iniciativa dos irmãos João e Luís Morais. Para ambos, era a primeira experiência com uma escola deste tipo. "Partimos do zero, sem qualquer miúdo", explica o director-adjunto João Morais. No entanto, a experiência, iniciada com a apresentação de uma proposta ao Sporting, revelou-se positiva. Foi precisa "muita publicidade" junto das escolas e crianças da região, mas esta rendeu dividendos. No primeiro ano frequentaram a escola 170 crianças, entre os cinco e os 14 anos de idade. Isto levou rapidamente a um constrangimento relacionado com o espaço. "Conseguimos chegar mais ou menos às 200 inscrições, e não temos mais margem de progressão, pelo que fomos obrigados a preparar umas novas instalações, para continuar o crescimento e melhorar a qualidade dos treinos da nossa escola", revela o responsável.

De facto, a EAS de Póvoa de Santa Iria abandonará o espaço "Play Indoor", onde actualmente se encontra alojada, em favor de novas instalações, que permitirão expandir o raio de actividade da escola. "O espaço actual é um pouco pequeno, são três campos de fut-5, que ainda para mais não têm as medidas oficiais, o que dificulta o ensino dos miúdos e até o número de alunos por metro quadrado, que deve ser pequeno, caso contrário o treino não tem qualidade", explica João Morais. "Por isso, tivemos de arranjar novas instalações, para continuarmos a crescer", conclui o director-adjunto. Para além disso, a mudança de espaço libertará financeiramente a escola, visto que o espaço actual é alugado.

Este novo espaço, para o qual a Escola se mudará durante os meses de Verão, foi encontrado mediante a realização de um protocolo com o Atlético Povoense, clube local cujas instalações são vizinhas às da escola. Com a mudança da Academia Sporting para o estádio daquele clube, o mesmo será sujeito a alterações de monta. De facto, segundo explicou à ADT a administração da escola, o actual relvado do Povoense - próprio para futebol de 11 - será dividido em três campos, dois para futebol de sete e outro para futebol de cinco. Para além disso, os balneários serão remodelados, será construída uma nova bancada, e o Povoense ajustará mesmo o seu uniforme para condizer com o do Sporting!

No entanto, a consequência mais importante a decorrer desta transferência de instalações será a potencial aquisição, por parte da EAS, de diversos jogadores da formação do Povoense, a qual ajudará segundo os responsáveis, a ampliar o número de alunos e o grau de competências da escola.

Futuras Instalações da Escola Academia Sporting Póvoa de Santa Iria
Atlético Povoense - Futuras instalações da EAS Póvoa de Santa Iria


Estreitas relações com o clube-mãe

Tal como se pode depreender do nome, a Escola Academia Sporting da Póvoa de Santa Iria tem uma ligação directa com o Sporting Clube de Portugal. Este é, aliás, um traço partilhado por todas as 14 escolas deste projecto, sendo que a SAD leonina faz questão de controlar de perto a actividade e o rendimento das escolas. Segundo explica João Morais, a Academia possui "um coordenador técnico que está em permanente contacto com a coordenação técnica do Sporting, a qual tem visitas regulares à nossa escola, os melhores miúdos são integrados em treinos nas competições do Sporting para que possam um dia passar para lá, e damos os treinos segundo um manual técnico do Sporting, que seguimos à risca". Para além disso, o clube de Alvalade organiza muitas vezes actividades para as escolas, seja no estádio, seja na Academia em Alcochete. As equipas da Academia são mesmo, muitas vezes, chamadas a representar o próprio clube em torneios, como explica o coordenador Pedro Silva. Este responsável acrescenta que os técnicos da Escola são, todos os meses, sujeitos a uma auto-avaliação mensal, que é posteriormente enviada à Sporting, SAD.

A proximidade com o clube leonino permite ainda efectuar saídas de campo e visitas à Academia ou a outros espaços relacionados com o Sporting. Segundo conta Pedro Silva, os jovens já chegaram mesmo a encontrar-se com os seus ídolos numa ou noutra ocasião, tendo este acaso servido como forte factor motivacional para os jovens, que segundo o coordenador, "responderam muito bem, de forma claramente positiva".

No entanto, os objectivos das Academias - e desta Academia em particular - englobam mais do que apenas servir de satélite ao Sporting. Há também uma forte vertente de formação cívica e acção social inerente a estas escolas. Na região da Póvoa de Santa Iria, este aspecto ganha ainda mais força e pertinência, pois, como observa Pedro Silva, esta é uma zona onde se vivem graves problemas sociais e económicos. A Escola tenta contribuir para a felicidade das crianças mais desfavorecidas, nomeadamente, através de "bolsas" que permitem aos jovens praticar futebol com substanciais ajudas de custo, por forma a atenuar a despesa mensal dos pais.

Existe também uma preocupação em formar cidadãos, trabalhando-se a integração das crianças em grupo e a harmonia de relações entre elas, a qual acaba por se inserir neste investimento cívico-social que a Escola demonstra.

Escola Academia Sporting Póvoa de Santa Iria


Poucos, mas bons

A Escola Academia Sporting da Póvoa de Santa Iria funciona com uma equipa extremamente reduzida: sete treinadores-base, um treinador de guarda redes, um coordenador, um director, um proprietário e uma pessoa responsável pelo apoio administrativo, num total de onze pessoas. Recentemente, a equipa recebeu um reforço de alguma monta, na pessoa do guarda-redes de Futsal do Sporting.

Cristiano é responsável por uma aula semanal dedicada apenas aos guarda-redes. Segundo nos explicitou o coordenador, na Academia não existem posições específicas: todos os alunos preenchem todas as posições no campo. No entanto, aqueles que nas treze turmas tiverem apetência pela posição de "keeper" podem inscrever-se numa aula semanal orientada pelo referido atleta leonino, onde o treino é específico para esta posição.

Tirando essa aula, segue-se uma lógica semanal em que os mais pequeninos - sub-7 e sub-9 - treinam primeiro, seguindo-se os escalões intermédios, e ficando os sub-13 e sub-15 com um horário mais tardio. Para além disso, são ministradas ao Sábado de manhã aulas de sub-11 e sub-15, para além de uma hora em que os pais também podem fazer o gosto ao pé, jogando entre si ou contra os treinadores.

No fundo, a Academia Sporting da Póvoa de Santa Iria assume-se como uma instituição multifacetada. Mais que um clube ou que uma filial do Sporting com fins lucrativos, é um espaço onde os jovens podem fazer aquilo de que gostam, divertir-se a fazê-lo e aprender não só a técnica da modalidade como também valores cívicos e morais de base. Para além disso, e como já foi referido, a Escola não descura a vertente sócio-cultural, oferecendo apoio a crianças com problemas sociais, económicos ou familiares. Um projecto de valor, que deverá constituir apenas mais um atractivo para que os pais inscrevam os seus filhos nesta Academia Sporting.

ACADEMIA SPORTING PÓVOA DE SANTA IRIA

Localização
: Quinta da Piedade - Póvoa de Santa Iria.
Horário: 2ª a 6ª das 18 às 21 horas, Sábados das 10 às 13 horas.
Idades - dos 5 aos 14 anos (sub-6 a sub-15).
Preçário - Inscrição - 70 euros.
Mensalidade 2X/semana - 40 euros.
Mensalidade 3X/semana - 55 euros.

Inscrição - Preencher o formulário próprio e acrescentar uma fotografia.

Contactos:

Gerência
- 964 440 606.
Coordenador - 963 232 941.


Fonte: Academia de Talentos
Texto: Pedro Bonito.

5 comentários:

Admin disse...

Aqui fica o nosso calendário completo:

1.ª Jornada (24/08/08)
Sporting - Trofense

2.ª Jornada (31/08/08)
Sp. Braga - Sporting

3.ª Jornada (21/09/08)
Sporting - Belenenses

4.ª Jornada (28/09/08)
Porcos - Sporting

5.ª Jornada (05/10/08)
Sporting - Corruptos

6.ª Jornada (26/10/08)
Boavista - Sporting

7.ª Jornada (02/11/08)
Rio Ave - Sporting

8.ª Jornada (16/11/08)
Sporting - Leixões

9.ª Jornada (23/11/08)
Naval - Sporting

10.ª Jornada (30/11/08)
Sporting - V. Guimarães

11.ª Jornada (07/12/08)
E. Amadora - Sporting

12.ª Jornada (21/12/08)
Sporting - Académica

13.ª Jornada (04/01/09)
V.Setúbal - Sporting

14.ª Jornada (11/01/09)
Sporting - Marítimo

15.ª Jornada (25/01/09)
Nacional - Sporting

16.ª Jornada (01/02/09)
Trofense - Sporting

17.ª Jornada (08/02/09)
Sporting - Sp. Braga

18.ª Jornada (15/02/09)
Belenenses - Sporting

19.ª Jornada (22/02/09)
Sporting - Porcos

20.ª Jornada (01/03/09)
Corruptos - Sporting

21.ª Jornada (08/03/09)
Sporting - Boavista

22.ª Jornada (15/03/09)
Sporting - Rio Ave

23.ª Jornada (05/04/09)
Leixões - Sporting

24.ª Jornada (11/04/09)
Sporting - Naval

25.ª Jornada (19/04/09)
V. Guimarães - Sporting

26.ª Jornada (26/04/09)
Sporting - E. Amadora

27.ª Jornada (03/05/09)
Académica -Sporting

28.ª Jornada (10/05/09)
Sporting - V.Setúbal

29.ª Jornada (17/05/09)
Marítimo - Sporting

30.ª Jornada (24/05/09)
Sporting - Nacional

www.curvascp.blogspot.com

Anónimo disse...

É de louvar este tipo de iniciativas, numa cidade pobre de divertimentos para as crianças em que coabitam diversas classes sociais, este tipo de actividades é uma mais valia.

P.S.- O meu filho aos 5 anos lá estará.....

Anónimo disse...

De facto é de louvar estas iniciativas, o meu filho tem 10 anos e joga futebol desde os 6 anos, num clube vizinho. Tenho acompanhado de alguma forma desde o principio a vossa escola, e até já festejei o aniversario do meu filho nas vossas agora antigas instalações, posso mesmo dizer que o meu filho só não foi jogar para a vossa escola porque na altura não tinham futebol 7, e visto que ele " compete " e gostaria de manter o mesmo futebol, foi-se mantendo até ao final de Julho no clube onde tem jogado. Qual não foi o meu espanto que através da vossa publicidade e depois de ter sido esclarecida telefónicamente, é com agrado que vos digo é desta que o meu filho vai para a vossa escola, por isso contem com mais um já na próxima terça-feira as 18 horas, hã e já agora não posso deixar de vos dar os parabéns por tão boa iniciativa.

Anónimo disse...

Estão a enganar a crianças

Anónimo disse...

ora aki está uma boa merda de blog. so podia ser de um clube de bairro. olha o roubo...