João Filipe Iria dos Santos Moutinho nasceu a 9 de Setembro de 1986, no Barreiro, cidade que mais uma vez ofereceu um craque para o futebol. Pequenino de estatura (1,70 metros) mas enorme de talento, que se revelou ao mundo com a camisola do Sporting.
Foi a 30 de Dezembro de 2004 que o jovem leão, que dava nas vistas na equipa de juniores, foi definitivamente promovido pelo então treinador leonino, José Peseiro, à equipa principal, depois de ter integrado os trabalhos de pré-época. E não precisou de muito tempo para se afirmar na equipa, pois cinco dias depois estreou-se num jogo da Taça de Portugal, em Alvalade, jogando os 19 minutos finais da vitória do Sporting sobre o Pampilhosa (4-1).
Para a Liga, a estreia também não demorou: a 23 de Janeiro de 2005 jogou os 90 minutos na vitória frente ao Gil Vicente, em Barcelos, por 3-0.
A es- treia europeia também veio a seguir: em Fevereiro, no dia 16, alinhou frente ao Feyenoord, em mais um capítulo da caminhada rumo à final da Taça UEFA.
Um golo para recordar:
Quase um ano depois, João Moutinho assinou o primeiro golo na equipa principal do Sporting, em provas oficiais: a 16 de Dezembro de 2005, na 15.ª jornada da Liga, transformou um penalty sobre si cometido, onde serenamente enganou o guarda-redes da Naval, Taborda. Estava feito o tento já algumas vezes adiado, pois um golo ao V. Setúbal num torneio de pré-época e um penalty no desempate do célebre 3-3 frente ao Benfica, para a Taça de Portugal, a 26-01-2005, não tiveram honras de figurar na galeria de recordações maiores do jogador.
As Quinas ao peito:
Ainda antes do primeiro golo, a primeira internacionalização A, frente ao Egipto, a 17 de Agosto de 2005.
Aos vinte anos, João Moutinho está agora a conquistar espaço na equipa das Quinas, onde na quarta-feira, na Finlândia, completou a 5.ª internacionalização. Aos vinte anos, João Moutinho já ofereceu muito ao Sporting mas quer oferecer mais: um título. Aos vinte anos, Moutinho tem o futuro pela frente… a começar já na Madeira, para onde viaja hoje para jogar frente ao Nacional.
1 comentário:
eu sou em sportinguista de coraçao e gostaria de poder estar com o meu jogador favorito se fosse possivel porque eu moro um bocado longe de lisboa mas aproveito para dar os meus parabens ao joao moutinho um grande abraço
Bruno Alves outeiro Marco de Canaveses
Enviar um comentário