HONREM A CAMISOLA!

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Homenagem ao eterno nº 1

Decorreu, na manhã de segunda-feira, uma homenagem a Vítor Damas – no campo do Carcavelos – que juntou algumas das principais figuras da história do futebol do Clube.

Poucos meses passados do quinto aniversário do seu desaparecimento, aos 55 anos de vida, foram muitas as personalidades presentes na homenagem ao guarda-redes que mais vezes representou o Sporting (444, divididas em dois períodos, 66/76 e 84/89, terminando a carreira aos 41 anos), embora nem todas tenham participado no encontro de futebol. Entre outros, estiveram: Manuel Fernandes, Jordão, Ademar, Beto, Carlos Xavier, Fernando Mendes, Freire, Artur Correia, Marinho, Conhé, Nélson, Oceano, Barão, Lima, Melo, Lidel, Carvalho, Venâncio, Zezinho, Mário Jorge, Sousa, Jorge Cadete, Paulo Futre, Rui Palhares, Nogueira, Lourenço, Vital, Leal, Wagner, Gabriel, Jorge Leitão, Pedro Gomes, Mário Lino, José Carlos, Hilário, Caló, Fernando Mendes II e José Carlos.

Cristiano Ronaldo associou-se à iniciativa, deixando a seguinte mensagem: "O Vítor Damas marcou muito o meu crescimento enquanto pessoa e futebolista. Além de conhecer e admirar tudo o que ele representou no futebol português, foi como pessoa e com as suas sábias palavras que me marcou. Esteve presente no momento em que me tornei jogador sénior do Sporting Clube de Portugal e disso não me vou esquecer".

Ana Damas, a filha do histórico guarda-redes, ficou "muito sensibilizada com o gesto e emocionada pela presença de tantas figuras ligadas ao Sporting. É um sentimento muito forte ver tanta gente associada a esta linda homenagem ao meu pai".

Já Manuel Fernandes, o grande goleador e «capitão» dos «leões» relembrou que "o Vítor foi, é e sempre será a minha referência. Quando eu era miúdo tinha a mania de que era guarda-redes e o Damas inspirava-me muito. Ele era o meu ídolo e criei laços muito fortes nos quatro ou cinco anos que joguei com ele em Alvalade. O Damas é uma figura inesquecível para todos os sportinguistas".

No final da partida, realizou-se um almoço-convívio, com todos os intervenientes a serem convidados, pela Direcção do Sporting, a assistir ao encontro entre os «leões» e o Bayern de Munique, para a Liga dos Campeões.

Na edição de 3 de Março, o jornal Sporting trará toda a reportagem deste dia em que a História do Clube – e a vida de um dos seus melhores executantes de sempre – foi honrada.

www.sporting.pt

Sem comentários: