HONREM A CAMISOLA!

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Paulo Bento em entrevista à Sic Notícias

Na longa análise que Paulo Bento fez à sua prestação como líder dos leões, perante as câmaras da SIC Notícias, o treinador reiterou que o seu objectivo é sempre chegar ao triunfo, nomeadamente no que diz respeito à Liga, objectivo que ainda não conseguiu lograr.

"O objectivo foi sempre ganhar o Campeonato. Esse foi sempre o principal objectivo. O valor que se dá ao segundo lugar passa pelo dinheiro que se pode ganhar com o acesso à Liga dos Campeões. Queremos sempre ganhar, embora ser segundo é melhor que terminar em terceiro. E nos últimos anos temos conseguido estabilizar o clube nesse lugar, quando antes foi muitas vezes terceiro e até quarto. E fizemo-lo com orçamentos reduzidos em comparação com outras equipas”, garantiu.

"Todos os sistemas tácticos me agradam. Já trabalhei com vários, desde o 4x4x2 com que trabalho mais, até aos 4x3x3 que se utilizam nas camadas jovens. O Sporting já jogava em 4x4x2 quando fomos campeões em 2001. Não tínhamos alas. Com excepção ao Quaresma, ninguém tinha essas características. Depois, vendeu-se Quaresma e Ronaldo e com Fernando Santos passou-se a jogar com o mesmo sistema de hoje. Quando entrei, vi o que havia e adaptei à realidade. Depois, procurámos jogadores para potenciar este sistema, estes jogadores. O facto de podermos jogar mais pelos corredores não tem a ver com o sistema. Nós temos mais jogo pela zona central, mas não esquecemos as laterais. Tudo é bom desde que se trabalhe e... ganhe! Tirando o 4x3x3 do FC Porto é o sistema mais utilizado em Portugal", garantiu.


"O contrato é até 2009. Aquilo que eu sempre disse é que era um assunto que não iria abordar. Estive sempre no clube com muita vontade e dedicação. Termina um ciclo e irá começar outro. Se será com as mesmas pessoas... não sei. Comecei com 8 meses, para completar o contrato que tinha nos juniores, e seguiu-se um trajecto de 3 anos que é coincidente com o mandato dos dirigentes", iniciou, antes de realçar que existirá tempo para equacionar possibilidades.
"Depois há que pensar. Há muito tempo para tratar disso. Acho, e nem interpretem isso mal, que se deve analisar o que se passou num ciclo e perspectivar o próximo", rematou.

Quanto ao facto de em tempos ter garantido que o clube dos leões lhe deu muito, Paulo Bento corroborou a afirmação, lembrando tudo o que lhe foi dado.
"Isso foi dito perante determinado contexto. O Sporting deu-me mais do que eu dei ao Sporting. Deu-me oportunidade, segurança e uma oportunidade. Eu dei a devoção e a dedicação, na tentativa de alcançar a glória. É verdade que o conseguimos em algumas competição, mas não na prova mais importante que é a Liga. Estivemos perto em duas ocasiões, mas na época passada não revelámos competência para discutir até ao final o título", assumiu.

Stojkovic - "Já expliquei várias vezes. Não tenho muita preocupação se acreditem ou não. O Stojkovic não deixou de jogar por ter dito isto ou aquilo. Aquando dessas declarações ela já não jogava. É evidente que há situações que podem afectar o grupo, mas ele deixou de jogar quando se lesionou. Mas, é um activo do Sporting como os outro, Tem os mesmos direitos e deveres.”

Moutinho - "A situação do Moutinho é diferente. Não me agradou nem a forma nem o timming das declarações. Até porque foi depois do jogo com o Sunderland. Tem as suas responsabilidade enquanto capitão, mas não é caso para deixar de jogar, nem para se tirar a braçadeira. Não sei se pediu desculpas. Houve jogadores de outros clubes, e também no Sporting, que manifestaram vontade de sair. A questão é só a forma e o timming. Disse-o publicamente. Para mim não é um caso...

Vukcevic - "Não tem jogado porque esteve lesionado (Supertaça) e não jogou com o Trofense e com o Real por opção. Não há qualquer problema. Fizeram um caso pelas suas declarações, mas não se passa nada. Grave é se alguém disser que não quer jogar. Agora, eu não prometo a ninguém que vão jogar sempre. O Vukcevic dizer que queria jogar e que não gosta de ser suplente não influiu em nenhuma decisão.

Queiroz - "Espero que seja feliz nesta sua segunda passagem. Já falei com ele, falarei as vezes que forem necessárias para o bem da Selecção, quem desejo as maiores felicidades. Que esteja no Mundial'2010!”

Sem comentários: