HONREM A CAMISOLA!

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Fazer dinheiro sem vender

E assim pagar reforços que, como Hélder Postiga, dão pontos. É esta a nova especialidade do Sporting, ainda e sempre a tirar dividendos da aposta nos jovens. O clube de Alvalade recebeu, ou ainda vai receber, direitos de formação pelas transferências, neste defeso, de Carlos Martins, Danny e Ricardo Quaresma, ao abrigo do mecanismo de solidariedade da FIFA, que impõe o pagamento de uma compensação aos emblemas responsáveis pela formação dos jogadores. O montante é calculado em função das épocas que, até fazer 23 anos, cada um esteve no clube.

Assim, o Sporting conseguiu, ao todo, 1,113 milhões de euros em direitos de formação. E a transferência de Carlos Martins ainda rendeu mais 1,2 milhões pelos 40 por cento que os leões detinham do passe do agora jogador benfiquista. Ou seja, estes três atletas, todos internacionais A por Portugal, renderam, juntos, exactos 2,313 milhões de euros. Por metade do passe de Postiga, que marcou o golo da vitória (e da liderança à 2.ª jornada) frente ao Braga, o Sporting largou 2,5, nem 200 mil euros a mais. O avançado já está quase pago, directa ou indirectamente, por... FC Porto e Benfica.

Por partes. Pela transferência de Carlos Martins, que, na temporada passada, tinha sido vendido aos espanhóis do Recreativo Huelva, mas com 40 por cento do passe - e até o direito de opção numa transferência futura - a ficarem em Alvalade, o Sporting arrecadou 150 mil euros pelos direitos de formação e os tais 1,2 milhões pela percentagem dos direitos económicos. Já Danny, protagonista de um dos mais incríveis negócios do ano, entre o Dínamo de Moscovo e o Zenit, rende aos leões 225 mil euros, correspondentes a direitos de formação - aqui, porém, não nas camadas jovens, mas já como sénior.

Por último, já quase sobre o fecho do mercado, Quaresma, dos três atletas o que mais tempo passou em Alvalade, saiu do FC Porto para o Inter de Milão, garantindo 738 mil euros ao clube leonino. Que já antes, em 2003, facturara seis milhões quando o vendeu ao Barcelona. E, como o acordo entre os dragões e o clube de José Mourinho define vários objectivos para o extremo, com consequentes compensações se os mesmos vierem a ser atingidos, o Sporting tem a certeza de que vai receber sempre uma percentagem de todos os lucros posteriores do FC Porto.

1 comentário:

luis ferreira disse...

Caros sportinguistas da Portela,
Ainda temos que contar com o empréstimo de Milan Purovic ao Kayserspor que rendeu ao Sporting 1 milhão de euros (metade do que o jogador nos custou).
SL
luis ferreira