HONREM A CAMISOLA!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Homenagem ao Ricardo Sá Pinto

Recebemos hoje a triste notícia que faleceu o pai do nosso Ricardo Sá Pinto. Desde já prestamos a nossa devida homenagem a este grande homem e os pêsames a ele e à respectiva família.

Entretanto, a Juve Leo criou no site um novo menu, do lado esquerdo, com o nome do nosso mítico jogador SÁ PINTO, onde poderão ver uma pequena homenagem feita ao jogador.



Aqui fica:

Ricardo Manuel da Silva Sá Pinto (nasceu no Porto, em 10 de Outubro de 1972, no mesmo dia que o Visconde de Alvalade, fundador do Sporting Clube de Portugal) é um futebolista português.

Foi o jogador mais carismático do Sporting Clube de Portugal, e como tal é apelidado na família Sportinguista de "Ricardo Coração de Leão" tanto pela sua entrega ao jogo como pelo seu temperamento e carisma. Começou a sua carreira de profissional na época de 1992/93 no já extinto (ao nível do futebol profissional) Sport Comércio e Salgueiros onde foi comprado pelo Sporting Clube de Portugal no final da época seguinte.

Em 1997 transferiu-se para a Real Sociedad de Espanha onde permaneceu até temporada 1999/00 quando voltou para Portugal integrando o plantel do então Campeão Nacional Sporting Clube de Portugal. No seu palmarés, além de 50 golos marcados na 1ª divisão portuguesa, encontram-se duas Taças de Portugal e um Campeonato Nacional.
Ricardo Sá Pinto é também jogador da selecção nacional e conta com varias participações em Campeonatos da Europa e do Mundo.
Após uma despedida injusta e inglória do Sporting, transferiu-se para o Royal Standard de Liége, na Bélgica, utilizando na camisola o número 76, em homenagem à claque sportinguista Juventude Leonina que foi criada nesse mesmo ano de 1976. A Juventude Leonina também ostenta em todos os jogos uma tarja em honra do "Grande Capitão", Ricardo Sá Pinto.



Acabou a carreira após um ano no Standard, no final da época 2006/2007 no jogo All Stars'07 realizado pela fundação Luis Figo, onde marcou o seu ultimo golo enquanto profissional de futebol. Será para sempre lembrado pela sua garra, caracter de leão e lealdade, superando ao longo da sua carreira dificeis obstáculos, como quatro operações aos joelhos, tendo conseguido, contra todas as prespectivas voltar a jogar ao mais alto nivel, tendo-se tornado então num dos jogadores mais queridos da família leonina. A familia sportinguista espera que regresse em breve ao seu clube de coração.



Golos em épocas recentes:

2005/06 - 4 golos; 2 golos na Liga, 2 golos na Taça de Portugal

(Paços de Ferreira F.C., S.L.Benfica; F.C. Vizela(2))


2004/05 - 9 golos; 5 golos na SuperLiga (1 de penalti), 2 golos da Taça de Portugal, 1 golo na Taça UEFA, 1 golo em amigáveis (1 de gp)

(Gil Vicente F.C.(2), Rio Ave F.C.(2), Moreirense; Pampilhosa (2); Newcastle U.F.C.; Hertha BSC Berlin)


2003/04 - 3 golos; 3 golos na Superliga (1 de penalti)

(S.L.Benfica, C.F. Os Belenenses, C.D. Nacional)

Falar do nosso Sá, é revivêr e pensar em tempos, em que nós, adeptos, éramos respeitados de toda a maneira e feitio, sempre com o nosso capitão a liderar as tropas.
Não foi uma, nem duas vezes, que, mesmo jogando mal e perdendo, o nosso capitão fazia com que toda a equipa fosse á curva agradecer.
Foi sempre a entrega, lealdade, garra, devoção, força, que levou com que seja um dos nossos jogadores mais carismáticos e fiéis.

Força SÁ , estaremos sempre contigo !!!

Sem comentários: